agora é lei

No primeiro dia de lei, duas pessoas foram multadas por não usar máscara

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Passou a valer, nesta quinta-feira, a lei que torna obrigatório o uso de máscaras em Santa Maria. A lei já vinha sendo discutida há algumas semanas, com previsão de entrar em vigor apenas na segunda quinzena de outubro. 

Com a alta de casos confirmados e um salto no número de óbitos na cidade e na região, o Executivo decidiu botar em prática as regras para tentar reduzir o contágio da Covid-19. A decisão foi tomada na última terça-feira.

Conforme o superintendente de fiscalização do município, Marcio Abbade Ohlveiler, a abordagem inicial da fiscalização tem como prioridade a conscientização.

_ As equipes estarão circulando em vias públicas, para abordar o cidadão, solicitando o uso da máscara ou alertando sobre o uso correto do artigo de proteção. Nosso objetivo inicial é conscientizar, e não multar.

Santa Maria chega a 70 óbitos associados à Covid-19

O superintendente explica, ainda, que cada agente vai carregar consigo, algumas máscaras descartáveis para oferecer a quem não tiver condições de adquirir ou tiver com a sua máscara danificada ou imprópria para uso.

O PRIMEIRO DIA
Na manhã desta quinta, durante o período em que a equipe de reportagem acompanhou a ronda dos agentes, foram oferecidas máscaras a três pessoas que estavam sem o acessório. No geral, a maioria das pessoas que circulavam pelo centro da cidade, faziam uso do artigo. Segundo a Fiscalização Municipal Integrada, no primeiro dia de vigência da lei, foram efetuadas o total de 21 abordagens. Ao todo, foram 12 entregas de máscaras para pessoas que estavam sem a proteção ou com o item danificado, sete correções e duas autuações.

Boletim do RS registra mais três óbitos associados à Covid-19 da Região Santa Maria

Enquanto as regras da Lei das Máscaras permanecerem em vigor, a fiscalização vai seguir orientando a população e solicitando o uso do artigo de proteção. A multa para quem se recusar a usá-la pode variar de R$ 106 a R$ 568 - com possibilidade de o cidadão recorrer.

Será obrigatório o uso da máscara em vias públicas, assim como em espaços de uso coletivo ou privado.

AS REGRAS 

  • Onde é preciso usar _ A obrigatoriedade de uso de máscaras é válida nos espaços e vias públicas, de uso coletivo, privado ou público
  • Ônibus, táxis e aplicativos _ Segundo a prefeitura, a legislação deve ser adequada para táxi, serviço de transporte motorizado privado individual por aplicativo e transporte público coletivo. Também segue a prevalência do uso do item no interior de estabelecimentos que executem atividades, quando autorizado o seu funcionamento, por consumidores, fornecedores, clientes, empregados e colaboradores.
  • Dentro de carros _ Apenas no interior de veículos particulares é permitido não usar máscara de proteção facial sem penalidades ao cidadão

Não precisarão usar máscaras
De acordo com a legislação, ficam desobrigados de cumprir com as normas pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista que não consigam usar máscara, mas que em situações de necessidade precisem sair de casa. Por lei federal, crianças de colo e até 3 anos são dispensadas de uso de máscara

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil tem 144 mil mortes e 4,84 milhões de casos acumulados de coronavírus Anterior

Brasil tem 144 mil mortes e 4,84 milhões de casos acumulados de coronavírus

Santa Maria chega a 70 óbitos associados à Covid-19 Próximo

Santa Maria chega a 70 óbitos associados à Covid-19

Saúde